A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) inaugurou nesta segunda-feira (3) o maior complexo de laboratórios de tecnologia para o setor público agrícola de Goiás. A inauguração contou com a presença de servidores, parceiros e autoridades, entre elas o governador do Estado, José Eliton de Figueirêdo Júnior.
Unidade da Emater é espaço inédito para desenvolvimento de tecnologia para o produtor Rural
O complexo de laboratórios custou R$ 4,5 milhões e foi construído em 15 meses. Os equipamentos necessários para o desenvolvimento do estudo foram adquiridos por meio de emenda parlamentar da senadora Lúcia Vânia na ordem de R$ 1,1 milhão.
A estrutura é composta por unidades destinadas a estudos nas áreas de Entomologia e Controle Biológico; Fitopatologia e Sementes; Solos e Resíduos; e Cultura de Tecidos, Biofábrica e Biotecnologia. O complexo conta ainda com uma agroindústria de alimentos para desenvolvimento de projetos da área social.
Nas unidades, serão desenvolvidas tecnologias que têm como objetivo apresentar soluções práticas e diretas para problemas reais enfrentados pelos produtores rurais do Estado. “O objetivo é que os laboratórios sejam espaços para desenvolvimento de tecnologias que os técnicos irão levar para o produtor e adaptar às propriedades rurais”, declarou a diretora de Pesquisa Agropecuária da Emater, Maria José Del Peloso.
Além do desenvolvimento de pesquisa, as unidades laboratoriais prestarão serviços como análise de solo, fornecimento de mudas livres de doenças e identificação de pragas aos produtores goianos. “Os estudos e análises permitirão que o produtor possa ter um direcionamento para controle de doenças e cuidados com sua lavoura”, declarou Del Peloso.
Conquista
O governador José Eliton comentou os esforços empreendidos pelo Governo de Goiás nos últimos anos para a finalização das obras e considerou que “estes laboratórios terão um impacto profundo para as próximas gerações”. O governador parabenizou a diretoria da Emater por outras conquistas da Agência, tais como a reestruturação física e dos modelos de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.
Pedro Arraes, presidente da Emater, declarou que o apoio do chefe do executivo, bem como de secretários de Estado presentes e da senadora Lúcia Vânia foram fundamentais para que o projeto saísse do papel. “São poucas as autoridades que investem em ciência e tecnologia, apesar de sua importância. Por isso, a Emater tem muito o que agradecer a cada um que contribuiu com o projeto que hoje entregamos para a sociedade”, declarou Arraes.
A senadora Lúcia Vânia, por sua vez, rendeu homenagens à Agência “se o país tivesse que erguer uma estátua para alguma instituição, esta instituição seria a Emater pelo grande esforço que fez para que o país desenvolvesse e se tornasse admirado no mundo inteiro pela nossa agropecuária”.
O secretário de Estado de Desenvolvimento, Tito Amaral, também parabenizou o presidente da Emater pelo empenho para que a obra fosse entregue dentro do prazo previsto, com a qualidade em que apresenta. “Sem o esforço, a dedicação e a intransigência do Pedro Arraes, não estaríamos entregando essa obra agora.
Centro de Inovação
O complexo de laboratórios faz parte do novo Centro de Inovação Rural de Goiás, estrutura da Emater que busca modernizar o serviço pública de atendimento ao produtor rural goiano. Além das unidades de pesquisa entregues, o espaço contará com um centro de treinamentos totalmente reformado e uma nova unidade central, que devem ser entregues no primeiro e no segundo semestre de 2019, respectivamente.
Gerência de Comunicação para Inovação – Emater
Texto: Gilmara Roberto
Fotos: Nivaldo Ferr
Informações à imprensa: comunicacao.ematergo@gmail.com
http://www.emater.go.gov.br/w/19656