Híbridos para pastagem e controle biológico de pragas são temas de palestra na SGPA
Mavuno tem atraído pecuaristas por seu teor de proteína bruta 75% maior que as variedades tradicionais aliado à rusticidade e alta capacidade de rebrote
A Wolf Sementes promove na próxima terça-feira (3/4), a partir das 17 horas, na sede da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura – SGPA, a palestra “Hibrido Mavuno e biológicos para controle de pragas”, com o engenheiro agrônomo, extensionista e consultor da empresa, Landry Loesch.
No evento, que conta com apoio da SGPA e da Associação Goiana dos Produtores de Novilho Precoce, os pecuaristas convidados terão a oportunidade de conhecer com exclusividade detalhes técnicos, manejo e produtividade do hibrido de pastagem para pecuária de corte e de leite.
“Mavuno significa ‘boa colheita’ na língua Suaíli e durante o evento vamos falar sobre sua origem a partir do cruzamento de diversas linhagens, inclusive da África, e sobre o manejo desde a semeadura até os cuidados com relação à altura de entrada e saída dos animais, formação de silagem e feno”, explica Loesch.
O híbrido de brachiaria tem atraído os pecuaristas por seu alto teor de proteína bruta, que chega a 21% contra a média de 12% da brachiaria tradicional. Os cerca de 75% a mais de proteína, estimulam a engorda mais rápida do rebanho e promovem aumento em até 30% na produção de leite.
Com raízes que chegam a até 4 metros de profundidade, o híbrido também apresenta alta resistência ao estresse hídrico, sendo indicado para integração lavoura-pecuária devido à sua alta produtividade na seca, período de entressafra das lavouras. Responsivo ao sombreamento, também é utilizado com sucesso na Integração Lavoura Pecuária Floresta.
Além das informações sobre o manejo do híbrido e suas características, os convidados poderão conhecer a linha Pastotal que inclui o Bio Protect, um composto biológico que protege o pasto de suas principais pragas como cigarrinhas, cupins, percevejos e lagartas. Por ser um produto biológico, além da vantagem ambiental tem menor custo operacional já que pode ser aplicado mesmo com os animais na área.
“É uma ótima oportunidade para esclarecer